sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bolinha no Piercing



Sabe aquela bolinha horrível que fica no seu piercing do nariz ou em outro lugar? Que você tem vontade de tirar e não faz ideia de como?  Ela vai e volta, você se desespera e não sabe o que fazer ?  Então, eu passei por esse problema e pesquisei em tudo que é canto de Google, blog e o diabo a quatro. Vi que recomendavam um tal de diprogenta, uma pomadinha  que você passava e depois a bolinha sumia no outro dia. Então, fui na farmácia e pedi, mas ai me falaram que precisava de receita, ou seja, adeus diprogenta. Outros me indicavam um soro caseiro, se não me engano, era um sal de cozinha, com água morna, ai você botava num paninho e passava três vezes no dia. Comigo não deu certo...Na pior das hipóteses vi que devia tirar o piercing, tanto que já furei três vezes o nariz por causa disso, pois é, sou uma teimosa e quando quero uma coisa, eu vou e consigo. Então, voltando, depois de muita procura e aperreio,  eu achei finalmente num blog milagroso de uma menina o que era essa maldita bolinha e como tirar. Tentei achar o blog dela de novo, para agradecer e colocar créditos aqui, mas não achei. Então, ai vai o que é essa bola chata e como tirar ela ;)

O que é a bolinha  ?

Sua bolinha no nariz, se chama Quelóide, que é uma hipertrofia celular que ocorre nas lesões cicatriciais de algumas regiões do corpo, ou seja, é "uma cicatriz que não sabe quando parar de crescer". Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele. O formato costuma ser irregular, e a lesão tem a tendência de aumentar progressivamente com o passar do tempo. Ao contrário das cicatrizes normais, o quelóide não diminui de espessura.

Normalmente, quando a pele é lesada por qualquer agente, o processo de cicatrização ocorre deixando uma cicatriz plana. Às vezes, essa cicatriz é mais espessa (ou hipertrófica), porém ela não se estende além das margens da lesão, sendo chamada de "cicatriz hipertrófica". Frequentemente, esse tipo de cicatriz melhora com o tempo, reduzindo sua espessura, e o tratamento pode ajudar a acelerar esse processo. Ela é diferente do quelóide, o qual pode formar-se um tempo após a lesão da pele e costuma se estender além das margens da lesão original (característica diferenciadora principal).

A maioria dos quelóides aparece depois de machucados ou cirurgias, porém podem surgir espontaneamente ou até mesmo em locais de cicatrização de acne, queimaduras ou colocação de piercings.

O quelóide acomete igualmente homens e mulheres. Existe maior relato de quelóides em mulheres jovens do que em homens jovens, porém isso pode refletir o hábito mais freqüente das mulheres de furar os lóbulos das orelhas, para o uso de brincos. Observa-se que a incidência de quelóide é quinze vezes maior em indivíduos de pele mais escura, e acredita-se que esse risco seja devido à descendência africana e não à coloração escura da pele.

Em que local do corpo o quelóide pode aparecer?

O quelóide pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo, porém existem algumas regiões em que a incidência é maior. O tórax é a região mais acometida, tanto a região anterior (peito) quanto a posterior (costas), devido à maior espessura da pele nessas regiões. Além disso, essa cicatriz anormal também costuma desenvolver-se na pele do ombro.

Há vários casos de quelóide na região auricular, especificamente no lóbulo da orelha. A pessoa fura com brinco e a hiperplasia se instala, às vezes em grande intensidade; a ponto de que em algumas tribos africanas, em função da incidência freqüente de quelóides, as orelhas se transformam em pontos de adornos. Curiosamente, o quelóide raramente ocorre na pele da face. A maioria dos quelóides costuma surgir até um ano após o trauma.

Quais as características do quelóide?

Os quelóides geralmente não causam sintomas, mas algumas vezes podem ser acompanhados por prurido ou dor. As cicatrizes costumam ser largas ou espessas, com tamanho maior do que esperado, havendo uma relação correspondente entre a forma e tamanho da lesão.

A cicatriz começa como uma placa rosada ou avermelhada, de consistência firme e elástica, bem definida. Nos primeiros meses sua identificação pode ser comprometida, mas, a seguir, o crescimento excessivo e descontrolado faz com que a cicatriz cresça além dos limites da lesão original, se torne lisa, de forma irregular, hiperpigmentada, de consistência rígida e sintomática.

Como é feito o tratamento?

Antes de qualquer coisa, deve-se ressaltar, que não existe uma cura para o quelóide, ou seja, não há como eliminar totalmente o problema. Atualmente, estão em andamento pesquisas com o objetivo de identificar um agente que consiga fornecer um tratamento mais eficaz, auxiliando talvez na prevenção de sua ocorrência.

Os tratamentos disponíveis apresentam resultados variáveis e, além disso, qualquer interferência em um quelóide pode levar ao seu aumento de tamanho ou à formação de outro quelóide. As opções de tratamento são as seguintes:

* Coberturas: é um tipo de tratamento seguro e indolor, que consiste na aplicação de coberturas (como se fosse um curativo) feitas de silicone ou de uma substância chamada "silastic". Esses curativos parecem reduzir a espessura do quelóide, com o passar do tempo.
* Curativos Compressivos: quando empregados por período prolongado, às vezes por até 12 meses, podem levar à redução do tamanho do quelóide. Essa estratégia é, também, eficaz na prevenção de novas cicatrizes.
* Cirurgia: o procedimento deve ser delicado, demandando grande cuidado por parte do cirurgião. Embora se observe uma taxa de recorrência de 45%, esse valor pode ser reduzido significativamente, quando se associam outros tratamentos. A retirada da cicatriz, por cirurgia ou laser, pode ser seguida de injeção de corticosteróides. Algumas técnicas especiais de fechamento da pele podem reduzir a chance de recorrência.
* Injeções de Corticosteróides: estão mais bem indicadas no início da formação da cictariz, ou quando se sabe que a pessoa já tem predisposição para a formação dos quelóides. Nesses casos, os resultados obtidos são melhores. Essas injeções são aplicadas no interior da cicatriz, ajudando a reduzir o tamanho do quelóide e a irritação causada por ele. O maior inconveniente é que as injeções causam grande desconforto, e pode ser necessário o uso de anestesia local (adolescentes e adultos) ou geral (crianças). A pessoa também pode sentir dor por algum tempo após a aplicação.
* Criocirurgia: ótimo tratamento para os quelóides pequenos e em pessoas de pele com tonalidade mais clara. Normalmente, esse tratamento é utilizado em combinação às injeções de corticosteróides. Nesse tipo de terapia, utiliza-se nitrogênio em temperatura muito baixa, que altera a circulação abaixo do quelóide e leva à morte do tecido em excesso. Há formação de nova pele, que pode ser mais clara.
* Radioterapia: empregada de forma que não penetra no corpo, tendo efeito apenas na pele. É usada logo após a cirurgia, sendo o tratamento mais caro.
* Laserterapia: o laser promove um peeling (ou descamação) superficial, porém não altera a espessura do quelóide.
* Tratamentos Naturais: indicados quando o quelóide ocorre após implante de piercing. Pode-se aplicar no local um pano umedecido em água quente, ou mesmo um saquinho de chá também umedecido em água quente. Devem ser aplicados por cinco minutos.

Como tirar a bolinha ?

Ele serve para tirar queloides, ou seja, onde tiver bolinhas, pode colocar que com o passar dos dias ele vai sumindo até sair de vez. É uma pomada milagrosa e seu nome é CLOBETASOL. Eu com certeza recomendo, o meu mesmo saiu com uns três dias. Onde tiver bolinha pode botar, alias deve se colocar apos o banho ou quando molhar o rosto antes de dormir, não esqueça de limpar assim que acordar. A pele deve estar limpa antes e depois do clobetasol. Outra coisa importante é não ficar cutucando o piercing, eu mesma ficava cutucando as vezes, mas não se deve, sua mão é um meio fácil de transmitir bactéria . Então, cuide bem de seu piercing, mantenha sempre limpo a área, use clobetasol quando tiver bolinhas e qualquer coisa, se ele não sumir, vá ate seu bodypiercing e peça ajuda, no pior dos casos remova o seu piercing.





Espero ter ajudado de algum modo e se alguém tiver alguma duvida ou se eu puder ajudar, pode mandar ai que tento ajudar de alguma forma. Até a próxima ;**
Bye Bye 

Créditos : Yahoo respostas, blog desconhecido e google imagens.

40 comentários:

  1. olá, vou começar a usar a clobetasol hoje, comprei ela em creme pois a farmacêutica disse que seria melhor para o nariz. Vamos ver se vai dar o efeito desejado. Daqui 5 dias volto para dizer se melhorou ou não :)) Ahhhh propósito, usei diprogenta que dizem que também é milagrosa e não mudou nada. Então, uma dica para as pessoas que vão ler... Diprogenta não serve, além de ser cara. Beijos ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora a responder. Eu nem usei a Diprogenta, mas é bom saber que nao vale a pena. Sobre a clobetasol, usei a de pomada também e saiu em poucos dias,hoje em dia to com piercing de argola e nunca mais tive bolinhas. Espero que tenha funcionado com você também .

      Excluir
    2. Obrigada pela dica,ja ia ate passar no médico pra poder comprar a diprogenta, vou começar hj a clobetasol, torçam por mim....não kero tirar o piercing

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quantas vezes ao dia devo usar a clobetasol?? Estou com esta bolinha no piercing do mamilo. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usava no período da noite, antes de dormir e retirava de manhã

      Excluir
  4. Fiz uma loucura. ..furei o queloide do meu nariz com um agulha... Será que isso é prejudicial?
    Vou comprar a pomada, prq eu faço parte desse clube do tira e bota piercing no nariz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que deve inflamar mais. Se a pomada não resolver vá onde colocou o piercing e peça ajuda. No pior dos casos tire o pierncing.

      Excluir
    2. O que aconteceu depois que você furou a bolinha ?
      Pois estou com o mesmo problema e estava pensando em fura-la.

      Excluir
  5. Eu tive essa bolinha e tirei o piercing, pois achei que seria o melhor jeito. Já faz alguns meses e ela sumiu, mas deixou uma cicatriz e parece ainda ter uma bolinha dentro do nariz, não sei o que faço, pois queria muito furar de novo, alguma dica? Afinal acho meio estranho por pomada dentro do nariz :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe demora, você ainda tem a bolinha?
      Eu ia dizer para esperar mais um tempo, normalmente ela sai com retirada do piercing.

      Excluir
  6. Realmente Diprogenta é otima, mas não da pra comprar tem que ter receita agora , pq ela é antibiótica ,comprei a pomada sugerida aqui , vou tentar e se der certo volto..
    Desde já obrigada Ruby
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Ola eu furei minha orelha colocando um piercing, esse era de argolinha era de encaixar ai depois de um tempo ele desencaixou ai o espaço para desencaixar era pequeno e ficava encaixando e saia no outro dia isso durou uns 4 dias ai depois veio aparecer a bolinha a queloide , ficou horrrivel tenho vergonha de usar o cabelo preso uma coisa que era tao bonita no começo ta me deixando preocupada agora . O que devo fazer para retirar essa bolinha. Nao retirei o piercing por medo de tampar o buraco e quero continuar usando Me ajudem desde ja obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu queri quanto vc pagou nessa pomada, pois estou interessada em usar ela. Eu tenho um piercing no medusa (no lábio superior) e depois de 3 meses de limpeza e tratamentos corretos e ele ter enroscado e ate ter sangrado surgiu essa bolinha que costuma aparecer e sumir esporádicamente e como sempre estou meio em desespero! HAHAHAHAAH Então não precisa de receita pra comprar? Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tbm to com esse problema da bolinha. Tentei de td e não resolveu. Vou tentar essa pomada. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Me ajudem furei o nariz faz uma semana ta muito vermelho a bolinha parece uma espinha e não consigo a pomada e to com a argola me ajuda...?

    ResponderExcluir
  11. Oi .....eu já tava ficando desesperada,furei o nariz dia 19 de Janeiro, e começou a nascer o bolinha, ficou vermelho e inchado, enfim estava horrível....comecei a usar a pomada clobetasol faz 5 dias e a bolinha e o inchaço quase sumiram, muito boa, vale a pena comprar!

    ResponderExcluir
  12. Oi .....eu já tava ficando desesperada,furei o nariz dia 19 de Janeiro, e começou a nascer o bolinha, ficou vermelho e inchado, enfim estava horrível....comecei a usar a pomada clobetasol faz 5 dias e a bolinha e o inchaço quase sumiram, muito boa, vale a pena comprar!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. acabei de comprar a pomada, vou começar a passar hoje a noite!

    ResponderExcluir
  15. Quando tirou o piercing, a queloide sumiu?

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um bridge piercing há 3 meses e recentemente acordei com ele sangrando (provavelmente por ter enroscado no travesseiro ou coisa parecida enquanto eu dormia) levantei correndo e fui limpa-lo como sempre fiz com todos meus piercings e assim que limpei notei essa maldita quelóide! Cheguei a ver uns vídeos de pessoas que passaram água com sal por uma semana e conseguiu assim eliminá-la. Eu fiz e ela sumiu, mas depois voltou e agora tá maiorzinha que antes D; vou comprar essa clobetasol pra ver se resolve alguma coisa, pois amo meu piercing e não quero ter que tira-lo por nada

    ResponderExcluir
  17. Ola. Eu tenho essas bolinha no septo :( e elas impedem muito, causam muita dor pra colocar o piercing, pois mudam a trajetória comum que o furo fazia :( eu já tinha predisposição a quelóide [paguei pra ver haha quem nunca]. Essa pomada pode aplicar no interior do nariz tbm? Sera que posso usar ela e as injeções DPS caso não funcione?
    Não vou tirar de qualquer jeito, mas quero sem dor :(((

    ResponderExcluir
  18. Ruby, a sua bolinha era tipo uma espinha, com pus dentro?
    pelo que eu pesquisei na internet, nem toda bolinha que aparece no furo é queloide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha era.... agr n sei primeira vez de todas

      Excluir
  19. Gente tô com essa bolinha também, estou desesperada, e acho que ela cresceu mais. Vou comprar essa pomada pra ver se funciona. Não sei se é quelóide, mais é meia avermelhada e é como se tivesse pus dentro. Tentei pocar mais fiquei com medo. Irei usar a pomada, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usou, e sumiu? Estou pensando em comprar...

      Excluir
    2. Você usou, e sumiu? Estou pensando em comprar...

      Excluir
  20. Gente tô com essa bolinha também, estou desesperada, e acho que ela cresceu mais. Vou comprar essa pomada pra ver se funciona. Não sei se é quelóide, mais é meia avermelhada e é como se tivesse pus dentro. Tentei pocar mais fiquei com medo. Irei usar a pomada, bjs

    ResponderExcluir
  21. Gente, à alguns dias escrevi aqui dizendo que estava desesperada e que iria usar a pomada clobetasol. Um concelho " Não se desesperem ". Usei a clobetasol e saiu, mas demorou um pouco, tem 3 semanas que eu uso, lavo com sabonete, passo álcool e depois a pomada. Espero que dê certo com vocês também 😍

    ResponderExcluir
  22. Gente, à alguns dias escrevi aqui dizendo que estava desesperada e que iria usar a pomada clobetasol. Um concelho " Não se desesperem ". Usei a clobetasol e saiu, mas demorou um pouco, tem 3 semanas que eu uso, lavo com sabonete, passo álcool e depois a pomada. Espero que dê certo com vocês também 😍

    ResponderExcluir
  23. Quanto custa essa pomada? E precisa de receita pra compra- lá???

    ResponderExcluir
  24. Ooi,essa bolinha apareceu do lado de meu piercing do mamilo, e olha que eu furei os dois lados do mamilo e so deu em um,eu achava que era espinha fui e espremi,depois tornou a voltar e hoje peguei alicate de unha e tirei e fez um buraquinho,saiu sangue meio que grossinho... Já tive dentro do meu nariz e com o piercing saiu aos poucos sozinho não sei como, agr aparece esse e eu não quero tirar o meu do mamilo�� meus piercings São minha vida.O que devo fazer? .. essa pomada precisa de receita? É cara?

    ResponderExcluir
  25. Estava com snakebites e tive que tirar pra procurar emprego. Quando tirei, ficaram bolinhas por dentro do furo, e está inchado. Á pomada serve pra parte de dentro da boca tbm?

    ResponderExcluir